Zouk?

O que é Zouk?

O Zouk é um nome de origem caribenha¹ e significa FESTA em crioulo haitiano².

¹ A América Central Insular ou Antilhas é a porção da América Central que se encontra dividida entre diversas ilhas. É composta pelos seguintes países:Bahamas, Cuba, Jamaica, Haiti, República Dominicana, São Cristóvão e Nevis, Antígua e Barbuda, Santa Lúcia, Barbados, São Vicente e Granadinas,Granada e Trinidad e Tobago. E ainda pode ser dividida em Grandes Antilhas, que são as grandes ilhas do Mar do Caribe, e Pequenas Antilhas, que são as ilhas caribenhas menores. Por isso a região é mais conhecida por Caribe.
² O crioulo haitiano (kreyòl ayisyen), também conhecida como créole, é um idioma falado por quase toda a população do Haiti. Apresenta dois dialetos distintos, o fablas e o plateau. Muitos haitianos falam três línguas, o crioulo, francês e espanhol. A outra língua oficial do Haiti é o francês, idioma no qual o crioulo do Haiti se baseia, sendo que 90% do seu vocabulário vêm dessa língua. Outros idiomas também influenciaram o crioulo haitiano, dentre os quais o taino (nativo da ilha), algumas línguas do oeste da África (wolof, fon, ewé), o português e o espanhol.


Antes de iniciarmos a trajetória do Zouk do Brasil³ devemos ressaltar que:
- Estaremos nos referindo a dança e não a música.
- Para quem tiver interesse em entender melhor toda essa mistura de ritmos leia mais sobre o Carimbó, a Lambada, o Zouk Caribenho e a Kizomba, entre outros ingredientes dessa mistura de danças e músicas.

³ Ou Zouk Brasileiro, ou LambaZouk, ou Lambada Zouk, ou Zouk Lambada, entre outros nomes que estão sendo utilizados para se referir a essa nossa dança.


O Zouk do Brasil
Para começar a falar do Zouk, temos que nos referir primeiro a Lambada.
Depois de vários anos nos topos das paradas de sucesso pelo mundo, a música lambada entrou em crise e parou de ser gravada. Os Djs das boates aproveitaram então para simular o enterro do gênero musical.

A dança perdeu destaque, mas sobreviveu, pois já haviam sido feitas nas lambaterias muitas experiências com variados gêneros musicais que tivessem a batida (base de marcação) que permitisse dançar lambada, só para citar um exemplo, a banda de rumba flamenca Gipsy Kings teve vendagem significativa no Brasil por conta da dança. Então as músicas francesas, espanholas, árabes, estadunidenses, africanas, caribenhas, entre outras... Garantiram a continuidade da nossa dança. Entre todos os gêneros musicais, o Zouk foi o que melhor se encaixou, tornando-se, o preferido para se dançar a lambada.

O fato de se passar a dançar em músicas com um andamento mais lento, com mais tempo e pausas que praticamente não existiam na música lambada, permitiu explorar ao máximo a sensualidade, plasticidade e beleza da nossa criação. Os movimentos ficaram mais suaves e fluidos, modificando-se à medida que a dança foi incorporando e trocando com outras modalidades de dança, a relação interpessoal voltou a ganhar valor e as acrobacias ficaram praticamente exclusivas para os palcos. Contribuíram ainda diversas pesquisas, até fora da dança de salão, como por exemplo, as de contato e improvisação.

O que dançamos atualmente, tem sua origem na lambada, mas não é mais lambada. Evoluiu para uma dança globalizada que sofreu e sofre influência das músicas e de outras danças.
É o que há de mais contemporâneo na dança a dois, porque ela não se limita, pelo contrário permite o ilimitado, a diversidade e a evolução.
É uma dança sensual, envolvente e apaixonante!

Quanto às músicas... A uma grande diversidade de gêneros musicais em que podemos dançar o Zouk do Brasil. Entre eles temos: O zouk caribenho, zouk rnb, rnb, kizomba, ragga, reggaeton, neozouk, pop, remixes, black, árabe, entre outros até lounge, dubstep, reggae, já vi.
Encontramos diversos djs, e até, produtores e cantores brasileiros, trabalhando com foco  na dança Zouk do Brasil.

Dentro de toda essa diversidade, temos os professores que a cada dia desenvolvem técnicas, tendências, metodologias, estilos e estudos diferenciados, que só tem a agregar a dança e fazer com que ela continue com sua diversidade, sua evolução, sua solidificação e reconhecimento. Já que estamos falando de uma dança a dois que comparada com outras, como tango e salsa, é apenas uma criança e esta apenas começando a sua história.
História essa de muito futuro, já que atualmente (graças a lambada que ficou conhecida em todo o mundo, a divulgação dos apaixonados por essa dança e a paixão que as pessoas tem pela cultura brasileira) o Zouk do Brasil hoje é a dança a dois brasileira mais dançada em todo o mundo, há registro de eventos em mais de 52 países pelo mundo, Américas, Europa, África, Ásia e Oceania. No Brasil, ela já se espalhou por praticamente todos os estados desse país continental.
Além disso tudo, ela vem trazendo a dança a dois para o âmbito dos jovens e, principalmente, o resgate do prazer de dança a dois!
Ruana Vasques, Fortaleza - Ceará - Brasil, 25 de julho de 2012.
*Lembrando que escrever sobre a história de algo é uma tarefa muito difícil. Existem pessoas que dedicam anos de estudos a isso, os historiadores.  Há necessidade de se usar várias fontes de informação para construir a sucessão de processos históricos. Há sempre diversos registros, fatos e histórias diferentes, isso quando tem várias fontes de informação para investigação...

"O historiador procura, no presente, respostas sobre o passado, 
ou seja, é influenciado pelo presente"
Referências
|  Wikipedia
| Luís Florião (RJ - Professor e pesquisador especializado em danças brasileiras e idealizador do Movimento Lambada Brasil) - www.dancecom.com.br / almad@dancecom.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário